domingo, 19 de julho de 2009

Reciclando [6]

Coração Valente
Inspirador, grandioso, espetacular.
Três adjetivos que definem Coração Valente. O filme conta a história do maior herói da história da escócia, decisivo no processo de conquista da independência do país, William Wallace. A falta de dados históricos comprovados sobre a vida de Wallace (na verdade só há registro de seus últimos 8 anos de vida) abre espaço para a imaginação do roteirista que transforma o filme não só em um filme histórico, mas em um romance épico. O resultado é uma história sensacional e envolvente. A trilha sonora (com direito a muita gaita de fole escocesa) e o figurino fazem com que a imersão do espectador na história seja completa e Mel Gibson trata de filmar com a crueza poética que lhe é característica, como também fez em A Paixão de Cristo (2004) e Apocalypto (2006). Estilo que veste perfeitamente o filme. Não só a direção, mas também a interpretação de Mel Gibson é memorável. Você enxerga na tela um personagem que realmente coloca, de forma crível, suas crenças acima de sua vida, como Wallace prega no filme: “Eu quero paz, uma mulher, filhos. Tudo isso é por nada se você não tem liberdade”.
O filme também conta com um dos discursos mais instigantes e inspiradores que eu já vi no cinema, que acontece no limiar da batalha de Stirling. Coração Valente é o pai dos épicos modernos. Um filme que não pode ser ignorado por qualquer um que, pelo menos, curte cinema. O longa de três horas foi o grande vencedor do Oscar de 1996, sendo indicado em 10 categorias e vencendo em 5 (Melhor filme, melhor diretor, melhores efeitos sonoros, melhor maquiagem e melhor fotografia).

Em DVD:
O consumidor brasileiro tem à sua disposição 3 edições em dvd desse filme. A primeira é simples e não conta com nenhum extra. A segunda corresponde a um dvd duplo, no qual o disco 1 é idêntico à edição simples e o segundo disco possui um making of de pouco menos de 30 minutos. A outra opção é uma edição definitiva, que possui uma capa diferente, vem coberta por uma luva de papelão e além de pouco mais de 2 horas de extras no disco 2, possui dublagem em espanhol e em português no disco 1.

A seguir, o trailer do filme:



Nenhum comentário:

Postar um comentário